domingo, 18 de abril de 2010

Semana dos Povos Indígenas - AMAZÔNIA DOC


Mostra de cinema documental - Dias: 18, 20, 21, 22, 23, 24, 25 , 27 e 28 de abril.
Horários de exibição: à partir das 10:30 h. Sessões contínuas até o encerramento do horário de visitação do Museu (16h).
Entrada:gratuita
Local: Sala Gratuliano Bibas do Museu Casa das Onze Janelas
Técnicos/ Educadores: Milena Claudino , Fagner Monteiro e Bianca Shighefuzi – Contato : 40098821 / 40098823

Dia 18 – “Eu já fui seu Irmão” Sinopse: Um documentário sobre o intercâmbio cultural entre os PARAKATÊJÊ, do Pará; e os KRAHÔ, do Tocantins, que embora falem a mesma língua, nunca haviam se encontrado antes. Kokrenum, líder dos PARAKATÊJÊ, preocupado com a descaracterização do seu povo, resolve ir conhecer uma aldeia KRAHÔ que conserva muito de suas tradições. Um ano depois, os PARAKATÊJÊ retribuem o convite. O que leva os dois chefes a selarem um pacto de amizade entre seus povos.

Dia 20 - “A arca dos Zo`e” Sinopse: Os índio Waiãpi, que conheceram os Zo’é através de imagens em vídeo, decidem ir ao encontro destes índios recém contatados no norte do Pará e documentá-los. Os Zo’é proporcionam aos visitantes o reencontro com o modo de vida e os conhecimentos dos seus ancestrais. Os Waiãpi,em troca, informam aos Zo’é sobre os perigos do mundo branco que se aproxima,e que os isolados estão ansiosos por conhecer.

Dia 21- “Mataram Irmã Dorothy” Sinopse: Em fevereiro de 2005, a irmã Dorothy Stang, uma freira norte-americana de 73 anos de idade, naturalizada brasileira, foi baleada seis vezes e deixada à beira de uma estrada da Floresta. Ativista na defesa do meio ambiente e das comunidades carentes exploradas por madeireiros e donos de terra na Amazônia.“MATARAM IRMÃ DOROTHY” acompanha o inacreditável drama que se desenrolou nos julgamentos de seus assassinos e revela os conflitos na floresta que levaram a este brutal assassinato.

Dia 22 - “Verde Terra Prometida” Sinopse: Famí¬lias nordestinas atuais moradoras de pequenas comunidades rurais isoladas localizadas nos travessões da Rodovia Transamazônica, municí¬pio de Uruará, contam a história de sua migração para Amazônia, dando seus depoimentos sobre os problemas socioambientais a que sempre foram confrontados ao longo de suas histórias de vida e procuram por seus parentes queridos que há muito não tem contato, através de vídeo-cartas.

Dia 23 - “A Casa dos Mortos” Sinopse: Bubu é um poeta com doze internações em manicômios judiciários. Ele desafia o sentido dos hospitais-presí-dios, instituições hí¬bridas que sentenciam a loucura à prisão perpétua. O poema A Casa dos Mortos foi escrito durante as filmagens do documentário e desvelou as mortes esquecidas dos manicômios judiciários. São três histórias em três atos de morte. Jaime, Antônio e Almerindo são homens anônimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicí¬dio, o ciclo interminável de internações, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos. Bubu é o narrador de sua própria vida, mas também de seu destino de morte.

Dia 24 -“Pachamama” Sinopse: O filme Pachamama - tí¬tulo que significa para os indígenas andinos “Mãe-Terra” e designa a deusa agrária dos camponeses, narra a viagem de um cineasta – o próprio diretor –através da floresta brasileira em direção ao Peru e a Bolí¬via, onde encontra a realidade de povos historicamente excluí¬dos do processo polí¬tico de seus países e que pela primeira na história vez buscam uma participação efetiva na construção do seu próprio destino. É uma pequena odisséia de trinta dias pela realidade amazônica e andina, que revela um continente em ebulição, perpassado pela cultura milenar andina, que irradia pelo continente sul americano substancia primordial na constituição de novos paradigmas polí¬ticos.

Dia 25 - “Balsa Boieira” Sinopse: As Balsas Boieiras fazem o transporte de gado - para abate - por rios da Amazônia Paraense, numa viagem de 9 dias. Saindo de Belém com mercadorias, sobem os rios Amazonas e Xingu, até Belo Monte, na Transamazônica, de onde retornam trazendo reses para os frigorí¬ficos nas proximidades de Castanhal. O filme documenta a viagem de uma dessas balsas, o dia a dia de sua tripulação e o sofrimento dos animais que durante 4 dias não se alimentam.

Dia 27 - “Seu Didico: Paraense Velho Macho” Sinopse: Vivente dos rios da Amazônia paraense, Seu Didico, aos 74 anos de idade,esbanja jovialidade, alegria, picardia e robustez, enquanto transporta no seu velho barco “Samaria” a madeira com que, honestamente, ganha sua vida. O filme também registra a destruição da floresta amazônica!

Dia 28 - “Espírito da TV” Sinopse: As emoções e reflexões dos índios Waiãpi ao verem, pela primeira vez, a sua própria imagem e a de outros grupos indígenas num aparelho de TV. Os índios refletem sobra a força da imagem, a diversidade dos povos e a semelhança de suas estratégias de sobrevivência frente aos não-índios

APOIO CULTURAL: MIS-PA , Z PRODUÇÕES, FUNDAÇÃO CARLOS GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário